A Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso (ALMT) aprovou, em primeira votação, na ultima quarta-feira (26), o projeto de lei que denomina a Área da Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC) como “Engenheiro Adilson Domingos dos Reis”. A proposta foi apresentada pelo presidente da ALMT, deputado Max Russi, e visa reconhecer a contribuição significativa de Adilson para a infraestrutura e economia regional.
A Zona de Processamento de Exportação de Cáceres (AZPEC) ocupa uma área de aproximadamente 240 hectares e é a terceira ZPE do Brasil. Com um investimento de R$ 16 milhões, suas obras foram retomadas em 2020 e concluídas em dezembro de 2023.
O projeto de lei destaca a importância econômica da ZPE para Mato Grosso e a contribuição de Adilson Domingos dos Reis, que foi um dos principais defensores da operação da Hidrovia do Rio Paraguai, um elemento essencial para a integração logística da região.
Nascido em 5 de julho de 1948, em Cáceres, Adilson Domingos dos Reis foi um renomado engenheiro civil e especialista em segurança do trabalho, formado pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Ele exerceu diversas funções públicas, incluindo inspetor do Crea-MT e colaborador da Secretaria de Planejamento de Cáceres.
Adilson faleceu recentemente, aos 76 anos, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC), deixando um importante legado para o desenvolvimento socioeconômico da macrorregião Oeste-Sudoeste de Mato Grosso.
“O projeto de lei é uma forma de homenagear seu trabalho e compromisso com a construção da AZPEC e outras iniciativas voltadas para o progresso da região”, destacou o deputado Max Russi.
A proposta segue agora para segunda votação em sessão ordinária da Assembleia Legislativa. Caso aprovada, a denominação da AZPEC de Cáceres como “Engenheiro Adilson Domingos dos Reis” será oficializada, eternizando o nome de um profissional que tanto contribuiu para o crescimento do estado.