Falta exatamente um mês para os Jogos da Juventude Ribeirão Preto 2023. E, como já é tradicional, a competição contará com vários atletas renomados do esporte olímpico brasileiro como embaixadores. O primeiro deles é o ginasta Chico Barreto.
Dono de quatro medalhas de ouro em Jogos Pan-americanos, além de ter participado dos dois últimos Jogos Olímpicos, Chico é um dos principais nomes da ginástica masculina do país. E estará em Ribeirão Preto interagindo com os jovens e participando de diversas ações durante os Jogos da Juventude.
“Acho muito bacana. Fico muito feliz e honrado com o convite. Gostei muito. Espero passar pras crianças que eles têm que aproveitar a experiência, são poucos atletas que conseguem vivenciar esse tipo de competição, o contato com outras modalidades, a convivência, o refeitório, descobrir culturas diferentes… Essa interação é muito valiosa pra formação dos atletas. Eu não tive essa experiência e só fui ter no juvenil e no adulto. Espero passar essa experiência pra eles também”, disse ele.
Chico Barreto já teve a experiência de ser embaixador, na edição de 2019, em Blumenau. Na ocasião, porém, a ginástica artística ainda não fazia parte do programa dos Jogos da Juventude.
Agora, a função será ainda mais especial para o ginasta. Não só pela presença da modalidade na competição, mas principalmente por ela ser realizada em sua cidade natal.
“Eu acho muito legal. Conheço muito a cidade, alguns professores. Ser embaixador em Ribeirão e mostrar para as crianças que sou de lá, pode trazer um pouco mais de proximidade com a cidade. Eles vão poder ver que a estrutura da cidade não é muito boa e mesmo assim saem atletas de locais assim. Talvez eu consiga ficar mais familiarizado com a cidade, mais à vontade pra falar com o pessoal”, explicou.
Em breve, o COB apresentará novos nomes que atuarão como embaixadores, interagindo com os jovens atletas, permitindo a troca de experiências com seus ídolos. Eles também acompanham as competições, entregam medalhas e algumas participam da cerimônia de abertura, de bate-papos com os adolescentes e de ações educativas.
Os Jogos da Juventude acontecerão entre os dias 1 e 16 de setembro. Mais de 4 mil atletas de todas as unidades federativas do país estarão em busca das medalhas na competição.
Fonte: MT Esporte