A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa de Cuiabá (DHPP), deflagrou nesta quinta-feira (06) a Operação “Office Crimes – A Outra Face”, que investiga o assassinato do advogado Renato Gomes Nery, ocorrido em julho de 2023.
Nesta fase da operação, estão sendo cumpridos seis mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão. De acordo com informações apuradas, os alvos incluem policiais militares e advogados.
Renato Nery, de 72 anos, foi baleado em frente ao seu escritório em Cuiabá, no dia 5 de julho do ano passado. Ele chegou a ser socorrido e passou por cirurgia em um hospital particular da capital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.
Desde então, a DHPP realizou diligências investigativas, incluindo levantamentos técnicos e periciais, para esclarecer a motivação do crime. As apurações apontam que o homicídio estaria relacionado a uma disputa por terras.
Em novembro de 2024, a DHPP já havia cumprido cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais dos investigados nas cidades de Cuiabá e Primavera do Leste.
Agora, com os novos mandados expedidos pelo Núcleo de Inquéritos Policiais de Cuiabá (Nipo), a Polícia Civil busca obter mais provas para esclarecer a participação dos suspeitos nos crimes de homicídio qualificado e organização criminosa.
A operação segue em andamento, e novas informações devem ser divulgadas nos próximos dias.